Corações incendiados

Corações incendiados

 

Não apagueis o fulgor do Espírito!

(1 Tessalonicenses 5: 19 - KJA)[1].

 

O apóstolo Paulo, ciente da importância de transmitir orientações aos santos, finaliza a Primeira Carta aos Tessalonicenses, e antes das despedidas, oferece aqui algumas pérolas.

Se tomarmos essa premissa: Não apagueis o fulgor do Espírito! Poderíamos parafraseá-la com: Não deixe que o Santo Espírito fique inoperante em sua vida. Ou seja, não abafe a chama do Espírito que existe em você. Isto é, deixe o seu coração incendiado constantemente. Deus opera no interior dos eleitos através do Espírito Santo. Por isso, se alguém abafa esse fogo que atua em seu interior, estará em oposição a Deus. E, o que pode ser entendido como fogo, neste caso, é o mesmo proposto pelo apóstolo Paulo; o Espírito Santo (ou ainda, a atividade deste).

E a exortação dada por este apóstolo, neste trecho da Escritura, é comum em outras passagens bíblicas. Noutra carta, Paulo afirma: [...] não entristeçais ao Espírito Santo de Deus [...] (Efésios 4: 30). E, entristece-lo só é possível por meio de práticas pecaminosas; isso equivale a abafar o fogo do Espírito, que opera, constantemente, no cristão. Com isso, não é minha intenção afirmar que os santos não erram, nem que estes são abandonados por Deus ao pecarem. Pelo contrário, o Espírito, frequentemente, ajuda os santos a reconhecerem que erraram e suplicarem por perdão e graça.

Os santos são imperfeitos, mas vivem numa busca incansável pela perfeição; ainda que muitos nem se dão conta disso. E o termo “pecador”, quando utilizado na Santa Escritura, é entendido em duas categorias: os pecadores em geral - que todos os homens são pecadores -  e os pecadores rebeldes – os que vivem deliberadamente em pecado -, esses últimos estão satisfeitos no erro. Os santos são também pecadores, porque ainda não atingiram a perfeição; fato que, conforme acredito, ocorrerá na glorificação: transformação deste corpo em um outro, incorruptível, que se dará no instante do arrebatamento da Igreja.

Assim, os santos desfrutam da santidade durante a peregrinação terrena, mesmo tropeçando aqui e alí; seus corações estão incendiados pelo Santo Fogo, e eles alegram-se constantemente em Deus. Quando fracassam, numa ou noutra batalha, o Espírito Santo os entristece, amorosamente, de forma que sentem a tristeza segundo Deus; aquela que opera para arrependimento (2 Coríntios 7: 10). Assim, sendo imperfeitos, são santos; pois o próprio Deus os auxilia, Ele sabe das fraquezas de cada um e conhece a sinceridade individual em seus níveis mais profundos.

Por outro lado, os pecadores rebeldes tendem a desprezar a Deus, alguns com palavras, outros com ações, e ainda outros, com as duas coisas. Mas, nessa categoria podem ser encontrados aqueles que se distanciaram aos poucos do altar de Deus; que foram atingidos pela frieza, e, lentamente, deixaram o Santo Fogo apagar. Ou seja, ignoraram a voz do Santo Espírito e agora vivem numa situação deplorável, em se tratando de vida espiritual. Se esses poderão ter os seus corações novamente incendiados, respondo da mesma maneira que Ezequiel no meio do vale: Senhor Deus, tu o sabes!

[1]. Versão bíblica King James Atualizada (KJA).

Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem

Sugestão de leitura

             Clique na imagem

Incendiados pela Graça é um bálsamo para dias difíceis!

Este é um livro diferenciado, trata-se de uma coletânia com mensagens impactantes sobre a vida cristã. Não o leia se está no conforto da superficialidade, pois, o mesmo foi escrito com o coração. E, um coração incendiado não fica limitado a mera satisfação carnal. Muitos encontrarão o sabor da leitura devocional nesta obra, outros, simplesmente o desprezarão, pois serão confrontados em suas vidas frias e sem sentido, em se tratando da caminhada espiritual.

É um livro com potencial de best seller! Coisa que só o tempo dirá!