Aquietai-vos

Aquietai-vos

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus [...].

(Salmos 46: 10).


A sombra do Onipotente é lugar de descanso. Estar sob essa proteção, em confiança plena, gera segurança. É nesse contexto que brota este verso magnífico: aquietais-vos! Essa expressão, imediatamente, torna-se uma palavra de ordem, cuja finalidade última é demonstrar que sob as asas de Deus não há espaço para inquietude. O escritor deste salmo estava convicto disso, uma vez que estava inspirado pelo Santo Espírito.

Quem possui consciência do novo nascimento, mesmo que atravesse profundos vales de angústia, alimenta a esperança na promessa deste salmo: aquietais-vos. A ordem de Deus nesta expressão deve ser entendida em sua clareza e profundidade. Em meio a uma batalha intensa, daquelas que assusta qualquer soldado só de imagina-las, o Senhor tem a resposta perfeita. A palavra do alto diz: fiquem quietos, vocês saberão que Eu sou Deus.

Em certas situações, pensamos que possuímos as respostas e, como crianças indisciplinadas, tomamos decisões debaixo da ansiedade; resultados? Fracasso; um atrás do outro. Não compreendemos bem o que significa estar à sombra do Onipotente; essa é a razão de nosso desespero. Corremos, quando deveríamos ficar quietos. Paramos, quando deveríamos marchar. Lembra do Mar Vermelho? Deus disse a Moisés: mande ao povo de Israel que marche (Êxodo 14: 15). Moisés estava na sombra de Deus e teve dificuldade em entender isso. Sei que também teremos, numa ou noutra ocasião, mas, devemos lutar para vencer todas as dúvidas sobre isso. Quem nasceu de novo está na sombra de Deus. Esse assunto deve ser fechado nos primeiros contatos com o Evangelho; não vejo porque pensar diferente.

Quem possui consciência que a sua vida está escondida em Deus (nas palavras do apóstolo Paulo – (Colossenses 3. 3)), terá facilidade em exercer a fé. E, considero que estar escondido em Deus, equivale a viver na sombra de Deus (ou ainda, sob as asas de Deus). Saber disso conforta e tranquiliza. Todos os santos já vivem na condição de mais do que vencedores, exceto aqueles que ainda não entenderam isso ou não exercem fé para tal. Ainda assim, na fraqueza do fraco, ele está sob as asas de Deus. De modo algum, um único justo, salvo pela graça, vive fora dessa sombra maravilhosa. Estar em Cristo é o mesmo que descansar à sombra do Onipotente; por isso, todos podem abrir mãos dos medos e das dúvidas, pois, a Santa Palavra os oferece segurança, dizendo: aquietais-vos!

Trecho da mensagem Uma sombra para dias difíceis, retirada do livro Árvores Junto às Águas.

Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem