A manutenção das amizades

A manutenção das amizades


Lucramos muito com as amizades. Respeitadas as diferenças nas opiniões, é possível viver em harmonia plena com os nossos amigos. Contudo, é necessário realizar a manutenção das amizades; periodicamente, faz bem verificar como estamos tratando os nossos amigos. É importante averiguar, detidamente, os rumos que as amizades estão tomando; se vivemos para demonstrar que sempre temos razão ou se vencemos a nós mesmos e admitimos que falhamos em nossas opiniões, e, vez por outra, reconhecemos que estávamos errados.

Sabendo que os amigos dizem a verdade, uma hora e outra, seremos contrariados por algum deles. E, em situações dessa natureza a sensatez consiste em admitir a necessidade da exortação, e não o contrário; pois, abandonar um amigo que nos corrige não é a rota mais inteligente. Os caminhos da vida são retos, e neles quaisquer descuidos podem nos fazer regressar na caminhada. Por isso, manter boas amizades é uma atitude inteligente e capaz de nos fazer avançar, mesmo em momentos críticos.

Uma vez que os amigos de Cristo obedecem a Palavra dEle (João 15: 14) e, que: Leais são as feridas feitas pelo amigo (Provérbios 27: 6), é preciso ficar atento para não desprezar uma amizade saudável; pois esta não encobre a verdade, mas a expõe. Portanto, a manutenção das amizades exige alguns procedimentos, e, pensando nisso, deixei algumas sugestões:

Ame aos seus amigos. Eles têm uma importante parcela em seu crescimento, te ponderando e evitando que você tome decisões infundadas;

Demonstre paciência para com os seus amigos. Muitas vezes, eles terão que ser pacientes com você, e isso, criará um ciclo de reciprocidade;

Perdoe aos seus amigos quando falharem. É provável que eles tenham te perdoado muitas vezes, sem, no entanto, que você tenha percebido;

Ofereça auxílio aos seus amigos. Independente se eles reconhecerão a sua dedicação nesse sentido. Não tenha medo de ajudar, você, certamente, já foi ajudado por amigos inúmeras vezes. Busque em sua consciência e notarás que precisou de alguém em situações complicadas de sua vida.

Essas sugestões são básicas, mas podem auxiliar aos interessados em manter sempre ativos os bons vínculos de amizade. Há muitas outras maneiras de realizar a manu-tenção das amizades, as quais, podem ser obtidas com uma boa leitura da Santa Palavra.

Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem