Busca Interminável

Busca Interminável

A busca pelas coisas de cima é intensificada na conversão e finalizará no arrebatamento; pelo menos na forma que a praticamos nessa existência. Creio, sem a menor dúvida, que, após adentrar as mansões celestiais continuaremos nossa busca pelo conhecimento do Santo.

E, antes mesmo da conversão, creio que todos nós buscamos a Deus em nosso íntimo, ainda que não sabemos onde o encontrar. E, por que digo isso? Porque tenho argumento bíblico para tal; diz a Escritura: Deus [...] colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade (Eclesiastes 3: 11 - KJA[1]). E, noutra passagem, que pode ser assim parafraseada: disse o apóstolo Paulo - Deus não está longe de nós, e deseja que o buscamos (Atos 17: 25); vemos com clareza que o sentimento de busca inserido em nosso ser satisfaz a vontade de Deus.
O Senhor deseja ser conhecido, e nos deu capacidade de conhece-lo. E, a busca interminável não é motivo de tristeza, pelo contrário, satisfaz a alma sedenta. Como sabemos, há um convite maravilhoso, que diz: [...] quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida (Apocalipse 22: 17). Essa busca é satisfatória e eficaz, é impossível alguém praticá-la e ficar desiludido; pois, Deus não recusa corações contritos, por isso, não podemos ter medos ou qualquer dúvida ao busca-lo. Esta é uma das poucas bifurcações onde a vontade humana se encontra com a divina.

Neste tipo de busca há um paradoxo bastante complexo; nela, “interminável” possui, ao mesmo tempo, sentido conotativo e literal. Isto é, o interminável é figurado, porque a satisfação em Deus dá a ideia de algo completo, devida a influência da perfeição divina sobre nossa alma; mas, é também literal, em razão da profundidade que há no ato de conhecer a Deus; é impossível que alguém mergulhe tão profundo até desvendar o último detalhe de suas maravilhas. Por isso, afirmo que, após o arrebatamento, continuaremos a desfrutar do ato de conhecer a Deus; e isso ocorrerá eternamente.

Infelizmente, muitos não sabem que a busca deve ter um direcionamento correto, que a alma pede pela santa presença do Altíssimo. Assim, procuram satisfazer suas almas em objetos ou ações que resultam em fracasso e angústia, colocando seus destinos em rotas perigosas. Deste modo, alguns terminam em lugares que nem se quer imaginaram que existissem. Tudo isso, por cometer um simples erro: ignorar que existe um anseio pela vida eterna na alma de cada um deles.

Portanto, asseguro que a busca interminável não constitui privilégio de um grupo de iluminados, porém, na grandeza da misericórdia de Deus, ele deixou uma porta aberta para todo o que desejar, de alguma forma, encontrar a fonte que satisfaz plenamente a alma. Assim, tanto o regenerado quanto o rebelde, sabem, com certo grau de certeza, que existe vida após a morte, e, que é possível alcançar a plenitude da existência eterna ao lado do Criador. E, isso porque Deus implantou o desejo pela eternidade no coração do homem!


[1]. Versão bíblica King James Atualizada (online) – Usada no texto pela sigla KJA. Disponível em: <https://bibliaportugues.com/kja/ecclesiastes/3.htm>. Todos os grifos (itálicos e negritos), em textos bíblicos foram inseridos pelo autor.

Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem
Clique na imagem